Rua Plácido de Castro, 348 – Sala 2 - Vila Invernada/SP

Foi lançado o Sketchup 2020 pela Trimble, que traz novidades focadas em melhorar o fluxo de trabalho de seus usuários.

Imagem da caixa do software Sketchup 2020, com uma imagem de modelagem feita pelo software ao fundo e logo da empresa ConceitoCAd no canto inferior esquerdo.Uma das mudanças pequenas, mas que é importante ressaltar trata-se da atualização do dicionário. Além de disso temos também a chegada do Outliner, novas garras nas caixa delimitadoras e melhoria de controle nos objetos ocultos.

Por exemplo, agora objetos, possuem significado de um termo coletivo para: grupos, componentes e componentes dinâmicos. E camadas passaram a ser chamadas de Tags.

Nenhuma das mudanças de nomenclatura possui qualquer influência que seja no fluxo de trabalho, mas é bom salientar as mudanças, portanto quando assistirem um vídeo ou se depararem com um explicação já com a nomenclatura nova a compreensão será mais fácil.

 

Outliner Sketchup 2020

 

O Outliner é um menu de estruturas, que fará com que você não precise mais criar camadas/layers. Agora é possível gerenciar e organizar seu modelo diretamente no Outliner.

Para que possa alternar entre as principais seções de seu modelo basta, como plantas e móveis, basta que clique no ícone de globo ocular presente no Outliner.

Observe como que apenas selecionando na caixa suspensa o que precisamos, podemos melhorar o fluxo de trabalho.

Imagem ilustrativa do uso do recurso Outliner do software Sketchup, onde podemos ver uma planta apoiada em terreno pedregoso, inicialmente sem bordas de segurança ou área externa.Imagem ilustrativa do uso do recurso Outliner do software Sketchup, onde podemos ver uma planta apoiada em terreno pedregoso, já com grades de segurança, mas sem plataforma externa.Imagem ilustrativa do uso do recurso Outliner do software Sketchup, onde podemos ver uma planta apoiada em terreno pedregoso, já com grades de segurança, e plataforma externa.

Novos Grips

 

Utilize a ferramenta girar e mover e se surpreenda com o Sketchup 2020 e seu fluxo de trabalho melhorado. Ao fazer isso você perceberá que quando pegar um ponto oculto em um objeto e move-lo, seu objeto ficará transparente quando algo no seu modelo interferir nele.

O Sketchup 2020 também traz uma melhora na visualização de objetos ocultos e geometria oculta, assim você consegue gerenciar melhor seu modelo e obter uma experiência mais gratificante ao utilizar o Sketchup.

Basta selecionar na caixa de menu suspenso o que você quer ver/editar no momento e o que não precisa por hora.

Observe as imagens abaixo e comprove a diferença.

Imagem ilustrativa do Layout do Sketchup, apenas com o plano de fundo.Layout Sketchup alternando entre objetos e geometria ocultas através de apenas 1 clique.

Uma dica importante é que no Sketchup 2020, ao invés de colocarmos a geometria na camada 0, a colocaremos de forma bruta na Tag, sem marcação e depois etiquetamos grupos diferentes para poder ativa-los e desativa-los.

E a alteração entre geometria e objetos ocultos pode ser ditado como configuração de estilo, ou seja, poderemos salvar esta configuração em nosso estilos e já deixa-los ajustados a melhor forma de trabalho.

 

Sketchup 2020 – Layout

O foco dos desenvolvedores ao melhorar o layout do Sketchup 2020 era economizar tempo e energia, por isso agora é possível editar diretamente dentro do layout.

Dentro destas edições do layout, você pode, por exemplo, alterar um estilo ou ângulo de câmera sem perder sua alteração. Veja abaixo como que através  clique pode editar seu layout:

 

Imagem ilustrativa do layout 2020 para SketchupImagem ilustrativa referente alterações no layout 2020 para Sketchup

Para que possa identificar o que há de diferente na sua viewport, partes de sua barra de menu ficarão cinza escuro. Se não ficar satisfeito com suas alterações, simplesmente ressincronize sua viewport de volta ao modelo Sketchup 2020.

O Layout e o Sketchup estão mais integrados do que nunca, agora acabou o retrabalho de criar cenas extras apenas para o layout.

Quando possuímos um modelo Sketchup 2020 em várias viewports, podemos vincula-las apenas uma delas em outro modelo Sketchup. E isso sem o antigo retrabalho de ter que ficar excluindo viewports.

 

Edgar Takano – Sketchup 2020

Nas palavras do gerente regional de vendas da Trimble para Sketchup, o Sr. Edgar Takano, as inovações foram pensadas com o objetivo de aperfeiçoar e melhorar o fluxo de trabalho dos usuários. “Essa nova versão está cheia de novidades e ferramentas que facilitarão ainda mais o trabalho de nossos clientes. Estamos plenamente satisfeitos com a entrega, e continuamos trabalhando para que a solução esteja sempre evoluindo, de acordo com a necessidade dos usuários”.

 

 

E você já experimentou o Sketchup? Ainda não, então não espere mais e faça agora mesmo o download e experimente o Sketchup grátis por 30 dias. E se precisar de um orçamento não hesite em contatar nossa equipe.

Procurando mais dicas, assista aos vídeos da Trimble e aproveite muito mais das funções do seu Sketchup.

Deixe um comentário

WhatsApp chat